Prefeitura do Rio libera aulas presenciais em escolas particulares a partir de 3 de agosto

retorno às aulas UFRJ, SME alunos rio de janeiro

Após uma reunião entre o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, e representantes de escolas particulares do município, ficou definido que a Prefeitura vai permitir que as instituições privadas de ensino retomem suas atividades presenciais a partir de 3 de agosto.

Esse retorno, alega a prefeitura, será facultativo a professores, funcionários e pais de alunos, e deverá seguir todas as recomendações da Vigilância Sanitária Municipal. Sobre as escolas municipais, ainda não há definição, mas a possibilidade de volta das aulas será debatida nos próximos dias.

“Estamos ouvindo a opinião pública. Das pessoas que ouvimos, 60% acham prematuro abrir as escolas”, afirmou o prefeito sobre a volta às aulas nas escolas do município.

As aulas presenciais foram interrompidas em todas as instituições de ensino do município em 16 de março, e o prazo da suspensão, determinado por decreto, termina em 3 de agosto. Isso, no entanto, não significa que essa é a data de retorno das aulas, pois o prazo de suspensão pode ser renovado.

LEIA TAMBÉM

Dossiê contra o retorno das aulas no município do Rio

SME exclui Fiocruz, UFRJ e representantes da sociedade civil do grupo de trabalho para planejar o retorno às aulas

Proposta de retorno para a rede municipal

Sem uma definição sobre a volta das aulas presenciais, a Secretaria Municipal de Educação (SME) elaborou um plano no qual propõe a retomada das aulas, de forma gradual, também a partir de 3 de agosto. Na primeira etapa, apenas as equipes gestoras voltariam aos colégios.

Há um grupo de trabalho, formado pela Prefeitura do Rio e com a participação de professores, para discutir essa retomada, mas ainda não houve consenso entre as partes.

O plano de retorno da SME foi rechaçado pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe).

“Nós, do Sepe, e outras entidades do grupo de trabalho pedimos para constar em ata que não concordamos com o retorno, que vai significar propagação da doença pelo que estamos vendo nas informações vindas da Fiocruz”, disse Maria Eduarda Quiroga, representante do Sepe no grupo de trabalho da Prefeitura.

A proposta de flexibilização gradativa do distanciamento social, elaborada pela Prefeitura, entrou em sua fase 4 na última sexta-feira, dia 17. Inicialmente, nesta fase seriam retomadas as aulas nas pré-escolas e turmas de 1º e 2º ano, mas a decisão foi revista.

Fiocruz não recomenda retorno das aulas neste momento

Uma das maiores autoridades em saúde pública do país, a Fiocruz divulgou, através de sua Escola Nacional de Saúde Pública, um documento que classifica como prematura a retomada das aulas presenciais. Entre outros argumentos, os médicos cientistas que elaboraram o documento destacam que, no município do Rio, a taxa de contágio ainda é de 1,29, quando o ideal era estar abaixo de 0,5.

“Os dados do Brasil parecem indicar uma pandemia ainda fora do controle e, mesmo dentro do município do Rio onde os dados apresentam queda desde maio de 2020, se compararmos com outros países, parece prematuro pensar em uma reabertura neste momento”, escreveram os cientistas.

Vereadora Luciana Novaes é contra volta às aulas

A vereadora Luciana Novaes manifestou, em nota nas redes sociais e jornais da cidade, que é contrária a volta às aulas nesse momento de pandemia. Para ela, as crianças podem se tornar vetores de contaminação para as famílias e professores, pois a Prefeitura ainda não demonstrou capacidade técnica e estrutural para manter o distanciamento social nos equipamentos de ensino. Outro aspecto importante são os alunos com deficiência, que estão no grupo de risco e podem sofrer com a forma mais grave da doença. 


ademais
afinal
aliás
analogamente
anteriormente
assim
certamente
conforme
conquanto
contudo
decerto
embora
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
sobretudo
surpreendentemente
todavia
ademais
afinal
aliás
analogamente
anteriormente
assim
certamente
conforme
conquanto
contudo
decerto
embora
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
sobretudo
surpreendentemente
todavia