Vereadora fiscaliza acessibilidade do Carioca Shopping

Relatório será emitido para que o Shopping corrija falhas de acessibilidade

Vereadora fiscaliza acessibilidade do Carioca Shopping

Foto: Douglas Mateus

Por Douglas Mateus

A vereadora Luciana Novaes, presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Câmara do Rio, e integrantes do PROCON-RJ e da Superintendência da Prefeitura do Rio estiveram no Carioca Shopping, na Zona Norte, para fiscalizar a acessibilidade para pessoas com deficiência. Diversas irregularidades foram encontradas, como o acesso principal ao shopping, que apesar de ter uma rampa, a inclinação é irregular e há pouco espaço de giro para manobra da cadeira de rodas. Ainda possui uma coluna de sustentação da marquise no meio da rampa que atrapalha o caminho.

Outros problemas também foram encontrados, dificultando o acesso de pessoas com deficiência visual, como a ausência piso táctil, sinalização e mapa em braile identificando os principais acessos e estruturas do shopping. Everton Sampaio, que é deficiente visual, explica a importância desses elementos: “São essenciais para nós que temos deficiência visual, pois garantem que tenhamos autonomia e segurança para desfrutar de um passeio no shopping sem acidentes.”, afirmou.

Segundo a vereadora Luciana Novaes, a ação faz parte de um conjunto de fiscalizações que começaram em 2017: “Desde que assumi meu mandato como vereadora, estou fiscalizando locais públicos e privados lutando pela acessibilidade em toda a cidade do Rio, porque só assim podemos garantir o direito de ir e vir não só para as pessoas com deficiência, mas a todos aqueles que tenham dificuldade de locomoção.”, explica.

Um relatório com os problemas encontrados e as mudanças necessárias será entregue a direção do Carioca Shopping, que se comprometeu a cumprir os protocolos de acessibilidade. A vereadora Luciana Novaes promete voltar para conferir as alterações.