Ao ser atendido no INSS a população tem sofrido, pois o atendimento não está sendo realizado de forma apropriada devido ao cornavírus no rio de janeiro em agosto.

INSS adia retorno do atendimento presencial para 24 de agosto

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Atendimento presencial INSS
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População sendo atendida no INSS. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr


Atendimento presencial INSS
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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que vai adiar para 24 de agosto o retorno do atendimento presencial nas mais de 1.525 agências do país. A decisão foi divulgada através da Portaria Conjunta n° 36 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do INSS.

O atendimento exclusivo através de canais digitais foi prorrogado até 21 de agosto, e será mantido mesmo após o retorno das atividades presenciais, o que vai acontecer de forma gradual.


Atendimento presencial INSS
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Problemas no atendimento no INSS

Nem todas as agências do INSS serão reabertas em 24 de agosto. Essa retomada do atendimento presencial será feita aos poucos, de acordo com a adequação dos postos aos protocolos de segurança contra o coronavírus, o perfil do quadro de servidores e contratados e o volume de atendimentos realizados.


Atendimento presencial INSS
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Além disso, o tempo de funcionamento das agências será reduzido para seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivamente às pessoas que fizeram agendamento prévio pelos canais remotos de atendimento. 

Atendimento presencial no INSS: serviços prioritários

Inicialmente, será priorizada a retomada dos serviços que só podem ser realizados presencialmente, como perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa, reabilitação profissional, justificação judicial e atendimento relacionado ao monitoramento operacional de benefícios.

Como nem todas as agências vão reabrir na data estipulada, e aquelas que abrirem vão trabalhar com horário reduzido, o INSS vai disponibilizar um painel eletrônico com informações sobre o funcionamento dos seus postos de atendimento presencial, os serviços oferecidos e o horário de funcionamento.

Anteriormente, o INSS já havia divulgado outras duas datas para dar início ao retorno gradual e seguro dos atendimentos presenciais: 13 de julho e 3 de agosto. Nos dois casos, o retorno foi adiado levando em consideração o panorama da pandemia do coronavírus no país.

Para Viviane Peres, diretora da Federação Nacional dos Servidores da Previdência Social (Fenasps), os adiamentos foram acertados porque a abertura prematura das agências colocaria todos em risco.  


Atendimento presencial INSS
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o Pessoal não está sendo atendido no INSS

“O público do INSS é, em sua maioria, formado por idosos, doentes, deficientes e gestantes, todos fazem parte do grupo de risco”, disse ela, em entrevista ao jornal O Dia.

Canais digitais de atendimento do INSS

O beneficiário que precisa de atendimento do INSS tem, por enquanto, as seguintes opções: aplicativo e portal Meu INSS e a Central Telefônica 135. No portal Meu INSS, o usuário deve informar nome e CPF, que são campos obrigatórios, além de telefone e e-mail, estes últimos, opcionais. Para finalizar o cadastro, é necessário ainda confirmar o nome da mãe e o dia e mês de nascimento. O sistema também solicita a confirmação de alguns dados trabalhistas e previdenciários.

Já o app Meu INSS está disponível apenas para celulares com Android. O aplicativo pode ser baixado através da Google Play Store.

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