Veradora dá palestra sobre importância da imprensa em Botafogo

Luciana Novaes falou sobre a importância da cobertura da imprensa após ser atingida por tiro dentro de universidade no Rio
Luciana palestrando sobre a importância da cobertura da imprensa após ser atingida por tiro dentro de universidade no Rio

Foto: Douglas Mateus

Por Elder Fernando
Alunos de Comunicação Social da universidade FACHA em Botafogo receberam a vereadora Luciana Novaes para uma palestra. Na ocasião, um grupo de estudantes apresentava um trabalho em que contava a importância das coberturas históricas da imprensa brasileira em casos de grande repercussão, como o da vereadora, baleada dentro da Universidade Estácio de Sá no Rio Comprido em 2003, que foi notícia em todo território nacional e alguns países do exterior.

Luciana explica como foi a adaptação a nova vida e como a mídia divulgou a sua história: “A imprensa apurou os fatos do meu caso e noticiou dando visibilidade, porque à época, assim como hoje, a violência estava em níveis elevados em nossa cidade. Eu tinha apenas 1% de chance de sobreviver segundo os médicos, mas Deus fez essa pequena chance se tornar 100%.”, explicou.

Muitos artifícios foram usados para atrapalhar as investigações, o local do acidente foi limpo antes que a polícia chegasse e as filmagens das câmeras de vídeo foram apagadas, fatos em que a imprensa noticiou e ajudou para que o caso fosse investigado: “Tentaram apagar a cena do crime, tentaram formatar uma história que não existia. Mas, foi graças a justiça de Deus e a continuidade das matérias noticiadas na nossa imprensa, cobrando a investigação dos órgãos competentes, que conseguimos uma solução.”, afirma.

No fim da palestra, um fórum foi aberto para que alunos pudessem realizar perguntas. A aluna Luana Martins resolveu perguntar se a vereadora pensou em desistir e como foi sua superação: “Carrego comigo a frase Desistir Jamais. Ainda quando estava internada percebi que Deus me deixou viva para uma missão, que através da minha história, eu pudesse ajudar outras pessoas. Sempre coloquei determinação para fazer tudo, mesmo diante das dificuldades de ter ficado tetraplégica, mas nunca pensei em desistir.” emocionou-se.

A vereadora Luciana Novaes realiza palestras para todos os públicos e idades, principalmente sobre o combate à violência, superação e motivação. Seu objetivo é levar mais autoestima às pessoas. Para agendar uma palestra, ligue (21) 3814-2121.